Bíblia Sagrada – Tradução Ave Maria (ave-maria, pt_BR, 1959)

Josué

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

Josué, 15

Notas do capítulo
  • O capítulo 15 de Josué descreve a divisão da terra prometida aos filhos de Israel entre as tribos de Judá e Simeão. A área que foi designada para Judá é descrita em detalhes, com as fronteiras e cidades que a compõem. Alguns temas que surgem nesse capítulo incluem o cumprimento das promessas de Deus, a importância da obediência, a recompensa da fé e a importância da perseverança. Aqui estão cinco versículos relacionados com esses temas:

  • Deuteronômio 7:9: "Saiba, pois, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos." Este versículo fala sobre a fidelidade de Deus em manter suas promessas e alianças com aqueles que o amam e obedecem a ele, um tema que é visto na distribuição da terra prometida em Josué 15.

  • Hebreus 10:36: "Com perseverança, vocês precisam de fé, para que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu." Este versículo enfatiza a importância da perseverança na fé e obediência, e como isso resulta na recepção das promessas de Deus, um tema que é visto em toda a história de Israel.

  • Josué 14:9: "Então, naquele dia, Moisés me jurou, dizendo: Certamente, a terra em que você pisou será sua por herança, e por herança de seus filhos, para sempre, porque você foi fiel ao Senhor, meu Deus." Este versículo fala sobre a recompensa da fidelidade, que foi prometida a Calebe, um dos espiões que acreditaram na promessa de Deus sobre a terra prometida e perseveraram em sua fé.

  • 2 Timóteo 4:7-8: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." Este versículo fala sobre a importância da perseverança na corrida da fé, e como aqueles que perseveram serão recompensados com a coroa da justiça.

  • Provérbios 3:5-6: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." Este versículo enfatiza a importância de confiar em Deus e obedecer a ele em todas as coisas, um tema que é visto no cumprimento da promessa da terra prometida em Josué 15.

1 A parte que tocou por sorte à tri- bo de Judá, segundo suas famílias, estendia-se para o limite de Edom até o deserto de Sin, na extremidade meridional da terra.

2 Sua fronteira, ao sul, partia da extremidade do mar Salgado, do braço que ele estende para o meio-dia,

3 e prolongava-se para o sul da subida de Acrabim, passava em Sin e subia para o sul de Cades Barne, passava em Hesron, subindo para Adar e dando volta a Carca;

4 passando dali para Asmon, continuava até a torrente do Egito e terminava no mar. Esta é a fronteira sul.

5 A fronteira oriental era o mar Salgado, até a embocadura do Jordão. A fronteira setentrional partia do braço do mar, na embocadura do Jordão,

6 e subia a Bet-Hogla, passava ao norte de Bet-Arabá e ia até a pedra de Boen, filho de Rúben;

7 depois subia para Dabir, desde o vale de Acor para o norte, olhando para os lados de Gálgala, que está defronte da subida de Adomim, ao sul da torrente. Passava junto das águas de En-Sames e terminava em En-Roguel.

8 Daí subia para o vale de Ben-Enom até a vertente meridional de Jebus, que é Jerusalém. Em seguida, elevava-se até o cimo do monte que está fronteiro ao vale de Enom, para o ocidente, e na extremidade do vale dos refains para o norte.

9 Do cimo do monte, estendia-se até a fonte das águas de Neftoa, dirigia-se para as cidades da montanha de Efron e depois continuava para Baala, que é Cariatarim.

10 De Baala, a fronteira dava volta para o ocidente até o monte Seir e passava pela vertente setentrional do monte Jearim que é Queslon; descia a Bet-Sames, passava por Tamna,

11 e dirigia-se para o norte até a vertente de Acaron; estendia-se para Secron, passava pelo monte Baala, e ia até Jabneel, terminando no mar.

12 Era o mar Grande que fazia o limite da fronteira ocidental. Tais foram, por todos os lados, as fronteiras dos filhos de Judá, segundo suas famílias.

13 A Caleb, filho de Jefoné, foi dada uma parte no meio dos filhos de Judá, como o Senhor tinha prescrito a Josué: a cidade de Arbe, pai de Enac, isto é, Hebron.

14 Caleb expulsou dela os três filhos de Enac: Sesai, Aimã e Tolmai.

15 Dali, marchou contra os habitantes de Dabir, que antes se chamava Cariat-Sefer.

16 “Eu darei minha filha Acsa”, disse Caleb, “por mulher, àquele que assaltar e tomar Cariat-Sefer.”

17 Otoniel, filho de Cenez, irmão de Caleb, conquistou essa cidade, e Caleb deu-lhe por mulher sua filha Acsa.

18 Chegando Acsa à casa de Otoniel, ele incitou-a a que pedisse ao seu pai um campo. Ao descer do jumento, Caleb disse-lhe: “Que tens?”.

19 Ela respondeu: “Dá-me um presente. Deste-me uma terra árida: dá-me agora fontes”. E ele deu-lhe as fontes superiores e as fontes inferiores.

20 Tal foi a parte da tribo de Judá, segundo suas famílias.

21 As cidades situadas na extremidade da tribo dos filhos de Judá, para os lados da fronteira de Edom, no Negueb, eram: Cabseel, Arad, Jagur,

22 Cina, Dimona, Adada,

23 Cades, Asor-Jetnã,

24 Zif, Telém, Balot,

25 Asor-Hadata, Cariat-Hesron, que é Asor;

26 Amam, Sama, Molada,

27 Asergada, Hasemon, Bet-Félet,

28 Aser-Sual, Bersabeia, Baziotia,

29 Baala, Jim, Esem,

30 Eltolad, Cesil, Horma,

31 Siceleg, Madmana, Sensena,

32 Lebaot, Selim, Ain e Remon; ao todo vinte e nove cidades com suas aldeias.

33 Na planície: Estaol, Saraá, Asena,

34 Zanoe, En-Ganim, Tafua, Enaim,

35 Jarmut, Odolam, Soco, Azeca,

36 Saraim, Aditaim, Gedera e Gederotaim; quatorze cidades com suas aldeias.

37 Sanã, Hadasa, Magdol-Gad,

38 Deleã, Masefa, Jecetel,

39 Laquis, Bascat, Eglon,

40 Quebon, Leemas, Cetlis,

41 Gederot, Bet-Dagon, Naama e Maceda; dezesseis cidades com suas aldeias.

42 Lebna, Eter, Asã,

43 Jefta, Esna, Nesib,

44 Ceila, Aczib e Maresa; nove cidades com suas aldeias.

45 Acaron com seus arrabaldes e suas aldeias,

46 desde Acaron ao ocidente, todas as cidades vizinhas de Azoto e suas aldeias,

47 Azoto com seus arrabaldes e suas aldeias; Gaza com seus arrabaldes e suas aldeias até a torrente do Egito e o mar Grande que é o seu limite.

48 Na montanha: Samir, Jeter, Sucot,

49 Dana, Cariat-Sefer, que é Dabir;

50 Anab, Estemo, Anim,

51 Gósen, Holon e Gilo; onze cidades com suas aldeias.

52 Arab, Duma, Esaã,

53 Janum, Bet-Tafua, Afec,

54 Hamata, Cariat-Arbe, que é Hebron; e Sior; nove cidades com suas aldeias.

55 Maon, Carmelo, Zif, Jota,

56 Jezrael, Jucadam, Zanoe,

57 Acain, Gabaá e Tamna; dez cidades com suas aldeias.

58 Halul, Betsur, Gedor,

59 Maret, Bet-Anot e Eltecon; seis cidades com suas aldeias.

60 Cariat-Baal, que é Cariatarim e Areba; duas cidades com suas aldeias.

61 No deserto: Bet-Arabá, Medin Sacaca,

62 Nebsã, Ir-Hamelac e Engadi; seis cidades com suas aldeias.

63 Os filhos de Judá não chegaram a expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém, de sorte que os jebuseus continuam ainda habitando Jerusalém com os filhos de Judá.