Bíblia Sagrada – Tradução Ave Maria (ave-maria, pt_BR, 1959)

Ezequiel

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

Ezequiel, 9

Notas do capítulo
  • Ezequiel 9 narra a visão que o profeta teve da destruição que viria sobre Jerusalém por causa dos pecados do povo. Na visão, seis homens aparecem e recebem ordens de Deus para matar todos os habitantes da cidade que não tinham a marca na testa. Os versículos a seguir são relacionados aos temas abordados em Ezequiel 9:

  • Jó 2:3: "Então o Senhor disse a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, embora você me tenha incitado contra ele para arruiná-lo sem motivo". Neste versículo, vemos a ênfase na justiça e integridade, que são valores importantes para Deus e que estavam em falta entre o povo de Jerusalém.

  • Ezequiel 5:13: "Então a minha ira se cumprirá, e eu me satisfarei. Quando eu tiver esgotado a minha ira contra eles, então sabereis que eu, o Senhor, falei em meu zelo, quando eu tiver cumprido a minha ira contra eles". Aqui vemos a ideia da ira divina e do juízo sobre aqueles que se afastaram de Deus e não se arrependeram.

  • Ezequiel 18:30: "Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei a cada um de acordo com os seus caminhos, declara o Soberano, o Senhor. Arrependam-se! Afaste-se de todos os seus pecados; então a injustiça não lhes será uma queda". Este versículo fala da responsabilidade individual de cada pessoa em se arrepender e se afastar do pecado, e como isso pode evitar a queda.

  • Jeremias 25:29: "Pois eis que na cidade que é chamada pelo meu nome começo a castigar; e vós ficareis completamente impunes? Não ficareis impunes, pois farei vir a espada sobre todos os moradores da terra, diz o Senhor dos exércitos". Este versículo se relaciona com a ideia de que ninguém estaria isento do juízo divino, nem mesmo aqueles que se consideravam fiéis a Deus ou que moravam na cidade que era chamada pelo nome de Deus.

  • Apocalipse 7:3: "Não causem danos à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos selado na testa os servos do nosso Deus". Este versículo se relaciona com a ideia de que Deus iria proteger aqueles que eram seus servos fiéis, como vemos em Ezequiel 9, onde aqueles que tinham a marca na testa seriam poupados da destruição.

1 Depois ouvi gritar com voz forte: “Aproximai-vos, vós, os guardas da cidade, trazendo cada um de vós o instrumento de destruição”.

2 Surgiram então, do pórtico superior que olha para o norte, seis homens trazendo cada um na mão o instrumento de destruição. Encontrava-se no meio deles um personagem vestido de linho, trazendo à cintura um tinteiro de escriba. Entraram para se colocar de pé ao lado do altar de bronze.*1

3 Então, a glória do Deus de Israel se elevou de cima do querubim, onde repousava, até a soleira do templo. Chamou o Senhor o homem vestido de linho, que trazia à cintura os instrumentos de escriba,*1

4 e lhe disse: “Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem”.*1

5 Depois, dirigindo-se aos outros em minha presença, disse-lhes: “Percorrei a cidade, logo em seguida, e feri! Não tenhais consideração, nem piedade.

6 Velhos, jovens, moços, moças, crianças e mulheres, matai todos até o total extermínio; precavei-vos, todavia, de tocar em quem estiver assinalado por uma cruz. Começai por meu santuário”. Começaram pelos anciãos que encontraram defronte ao templo.

7 “Manchai o templo” – disse-lhes – “e enchei de cadáveres os adros; em seguida, saí!” E foram-se eles para prosseguir o morticínio na cidade.

8 Permanecendo só durante esse massacre, prostrei-me de face contra a terra, e gritei: “Ah! Senhor Javé, ides exterminar o que resta de Israel, desencadeando vosso furor contra Jerusalém”.*1

9 “A falta de Israel e de Judá é grande, muito grande” – respondeu-me –: “A terra transborda de sangue e a cidade extravasa de perversão, porque dizem entre eles: o Senhor abandonou a terra! O Senhor não enxerga mais nada!

10 Está bem! Eu, de minha parte, não terei complacência, eu me mostrarei impiedoso, farei recair sobre a sua cabeça o peso de seu proceder”.

11 Depois disso, reapareceu o personagem vestido de linho, que trazia à cintura os instrumentos de escriba. Vinha prestar contas. “Fiz o que me ordenastes.”